Babaçu, floresta de vida
Sesiones idioma:
Description
Direção e Produção: Neto Borges
Coprodução: Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN)
Apoio: Fundo Amazônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e do Fundo para o Meio Ambiente Mundia (GEF), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Duração | País de produção | Ano: 26:26 min | Brazil | 2016
O documentário Babaçu, floresta de vida, traz uma perspectiva histórica da ação das mulheres quebradeiras de coco babaçu, suas famílias e organizações sociais, seus conflitos e suas conquistas em três diferentes regiões que têm em comum a conservação por meio do uso sustentável deste importante recurso natural. Este é um documento histórico sobre uma das mais representativas cadeias de valor da sociobiodiversidade brasileira, que abrange mais de 279 municípios em 11 estados, no Cerrado e na Amazônia brasileira.
O documentário introduz os atores sociais com uma participação ativa e dinâmica no processo da construção do filme, por meio da pesquisa, diálogos com pesquisadores e gestores, pela observação direta das formas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas, que são as famílias que fazem o uso do extrativismo dos produtos oriundos da palmeira Babaçu (Attalea spp.).
O Filme retrata a vida de agricultores familiares e quebradeiras de coco Babaçu, em três estados da fronteira entre a Amazônia e o Cerrado (Maranhão, Mato Grosso e Tocantins). Realizado pelo ISPN e financiado com recursos do Fundo Amazônia e GEF/PNUD, a equipe do cineasta Neto Borges e o ISPN visitaram três regiões onde o Babaçu é vida.